Dos tópicos propostos para a reflexão pessoal, destaco o seguinte:
· Que tipo de conteúdos deverá uma biblioteca escolar partilhar on-line?
Numa BE podem e devem ser partilhados conteúdos on-line, de apoio ao currículo, de enriquecimento curricular, de cariz cultural, lúdico e porque não de puro entretenimento.
· Será importante publicar todos os trabalhos dos alunos?
No Blog de uma BE deverá espaço para a publicação de trabalhos dos alunos. Efetivamente, é importante publicar trabalhos dos alunos, de qualidade, que sejam bom exemplos, para os seus pares. Este tipo de atividades constitui, na minha perspetiva, uma oportunidade para que alunos possam aprender colaborativamente, divulgando e compartilhando as suas experiências e saberes. Há, inclusivamente, blogs de BE administrados por alunos e encarregados de educação .
· estes documentos ser etiquetados através de uma tag?
O Blog de uma BE para assumir a sua função de ferramenta ao serviço da comunidade educativa , deverá estar bem organizado, ser “alimentado “ diariamente, com conteúdos de interesse educativo, devidamente etiquetados através de a tags, para mais facilmente serem identificados/consultados.
· Deverá ser permitido o download?
Tenho algumas reservas sobre a possibilidade de se poder fazer downloads dos trabalhos publicados na net. O download é um obstáculo ao trabalho de criação, de reflexão e ao consequente desenvolvimento do espírito crítico.
Sem comentários:
Enviar um comentário